Esta resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste no acolhimento de pessoas idosas desinseridas do meio familiar e/ou social não autónomas na satisfação das suas necessidades básicas e que expressam livremente a sua vontade em serem admitidas. Visa a promoção e disponibilização das condições que contribuam para uma vida com qualidade e para a plena integração social da pessoa idosa. A mesma nasceu da necessidade de pessoas com mais de 65 ou mais, que por razões familiares, dependência, isolamento, solidão ou insegurança, não podem permanecer na sua residência. Bem como com necessidades de alojamento decorrente da ausência, impedimento ou necessidade de descanso do cuidador. Foi celebrado o acordo de cooperação com o Centro Distrital de Castelo Branco em 1/8/2009. A capacidade da resposta social é de 27 utentes.
Os serviços disponibilizados e/ou prestados são:
- Alojamento
- Alimentação
- Cuidados de higiene e conforto pessoal
- Apoio no desempenho nas atividades diárias
- Lavagem e tratamentos de roupas
- Cuidados médicos e de enfermagem
- Fisioterapia
- Acompanhamento e apoio psicossocial.
Objetivos da resposta social ERPI:
- Promover a dignidade da pessoa idosa para a estimulação da memória, do respeito pela história, cultura, espiritualidade pessoal, e pelas suas reminiscências e vontades conscientemente expressas.
- Assegurar o tratamento e acompanhamento psicossocial, promover a intergeracionalidade.
- Contribuir para a consolidação da vida familiar e profissional do agregado familiar.
- Proporcionar à pessoa idosa, uma melhor qualidade de vida, tendo como pressuposto a melhoria dos serviços prestados. Propendo como termo o aumento e contínuo dos utentes em 100% na satisfação das suas necessidades básicas. Pervagando pela Alimentação, Cuidados de saúde, conforto, Ocupação/Lazer. Aumento da fidelização do utente à Instituição, devido aos bons cuidados prestados. Bem como propalar uma boa imagem da mesma, não só através da inovação dos serviços prestados mas também pela humanização dos serviços.
- Basear o trabalho em equipa na motivação, qualificação e formação, orientada para a sua missão, consolidando as respostas sociais e respondendo de uma forma proactiva às necessidades emergentes na comunidade. Na qualificação e formação, a Instituição promove a formação – ação, para adequar o colaborador com o seu capital adquirido, as suas necessidades, motivações e expetativas próprias. De forma a conhecer e intervir no processo de como cuidar da pessoa idosa, respeitando os seus direitos.
- Desenvolver atividades de saúde, de bem-estar, e lazer promovendo o envelhecimento ativo, de forma a estabilizar e retardar o processo do envelhecimento.
- Promover parcerias estratégicas, com grupos locais, nacionais e internacionais, suscetíveis de contribuir para uma maior socialização /integração e convívio nas famílias e comunidades.
- Dinamizar espaços exteriores, com uma envolvência natura, rural e ecológica.
